domingo, outubro 12

Dia das Crianças!?

Sei que é uma data bacana, presentes, almoços etc, etc etc, só que não dá... eu até tentei, lembrei de vários anos que eu pedia e ganhava exatamente o que queria.. Só que meus pais sempre nos mostraram um outro lado. Por exemplo nos ensinaram a doar sempre um pouco do que temos, no colégio: de padres e freiras também ensinavam a caridade em loco. Desculpa, mas eu quis muito falar um pouco. Aqui são apenas trechos de pesquisas e apontamentos retirados da rede!
- Três países estão em primeiro lugar quanto à MORTALIDADE infantil em nível mundial: Serra Leoa, com 182 em cada mil crianças nascidas; em segundo lugar Angola, com 170 e em terceiro
- Há mais de 120 MIL CRIANÇAS-SOLDADOS NA ÁFRICA. Os países com maior número de crianças-soldados são: Argélia, Angola, Burundi, Congo Brazzaville, República Democrática do Congo, Libéria, Ruanda, Serra Leoa, Sudão e Uganda.
- Há 80 milhões de crianças africanas, entre 5 e 14 anos, obrigadas a trabalhar, conforme dados da Organização Geral do Trabalho. Crianças de países como Benin, Gana, Nigéria e Togo são empregadas em trabalhos intensivos na lavoura, ao passo que, na Costa do Marfim, destinam-se aos trabalhos domésticos.
- Há 12 milhões de ÓRFÃOS DA AIDS na África. Ao todo, no continente, há 22 milhões de pessoas afetadas por essa doença. Muitas crianças contraíram a doença diretamente da mãe.
56% dos 3,6 milhões de REFUGIADOS na África são crianças. A maior parte deles se encontra na Angola (69% dos refugiados), no Togo (64%) e Sudão (60%).
Revista "MUNDO e MISSÃO"

- Segundo as Nações Unidas, 33 milhões de crianças na África Subsaariana, passam fome ou estão desnutridas.
- Quarenta mil crianças podem morrer de fome no Chifre da África (Unicef)
GENEBRA, 5 mai (AFP) - Quase 40.000 crianças correm o risco de morrer de fome por causa da seca que nos últimos meses dizimou os rebanhos da zona do Chifre da África (região oriental do continente), advertiu nesta segunda-feira o Unicef, o Fundo Mundial para a Infância (Unicef), em um relatório divulgado em Genebra.
- "Precisamos desesperadamente de ajuda", enfatizou Salah, recém-chegada de uma viagem pela região.
- Dos oito milhões de pessoas em perigo, quatro milhões são menores de 18 anos e 1,6 milhão são crianças com menos de cinco anos.

"A cada 2 segundos uma criança morre de fome na Africa!" Bono Vox -U2, repetiu esta frase inúmeras vezes durante o ano todo. E ainda disputou o Nobel da Paz com George W Bush!?: este é o nosso Mundo!
...enquanto isso, por aqui...
- 14 milhões de brasileiros estão vivendo abaixo da linha de miséria. As emboscadas das estatísticas oficiais revelam com pompa as melhoras econômicas e sociais, mas escondem e não fotografam os rostos daqueles que, a despeito de tudo, ainda sobrevivem do lado mais rasteiro dos gráficos.
- Crianças que falam nossa língua estão morrendo, nascendo e ficando cegas de fome, crescem para morrer, num pedaço de um país esquecido pelo homem.
- Também por aqui a Unicef faz sua parte: "O Unicef e o Semi-árido Brasileiro", que atua nos nove estados do Nordeste. Para conhecer mais sobre o programa do Unicef, acesse:
http://www.unicef.org.br/ (clique em "Onde atuamos", e "Semi-árido")
post Edynho Saez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e ai gostou? Como assim?