sábado, outubro 18

Balonismo

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e de repente você estará fazendo o impossível.” S.Francisco de Assis

... E foi de um brasileiro a primeira tentativa de voar. Em 1709 o Padre Bartolomeu de Gusmão apresentou seu engenho, denominado de Passarola, à Corte do rei D. João V. Na primeira tentativa, o balão incendiou-se no Palácio Real, gerando verdadeiro pânico. Na segunda, o balão conseguira subir quatro metros, quando foi destruído por dois guardas, receosos que o padre voador provocasse outro acidente. Acusado de feitiçaria, o infeliz inventor foi perseguido e a experiência ignorada.
(Mais um padre maluco, este teve um final trágico, mas pertinente, vide o padre q se afogou a poucos meses em nosso litoral).
Entretanto, o verdadeiro nascimento do balonismo ocorreu quando os irmãos franceses Etiene e Joseph Montgofier, fabricantes de papel, procuravam novas aplicações para o seu produto. Iniciaram, então a construção de uma balão, cujo o primeiro teste, realizado em 05 de junho de 1783, foi permitido pelo rei desde que os primeiros passageiros fossem um carneiro, um galo e um gato, afim de evitar risco humanos. O sucesso do teste motivou a autorização real para a realização de outro vôo, tendo como tripulantes o físico Jean François Pilâtre de Rozier e o capitão do Exército Marques François Dárlandes. No dia 21 de novembro de 1783, com a presença do rei Luiz XVI e da rainha Maria Antonieta, cerca de 400.000 pessoas, a quase totalidade da população de Paris na época, se reuniram no "Bois de Boulogne", em torno de uma grande fogueira de palha e lã que iria inflar o balão. A multidão extasiada acompanhou, durante 25 minutos, os dois primeiros homens voadores da história.
Poucos dias depois, em 1.º de dezembro de 1783, o francês J.A. Charles realizava o primeiro vôo livre na Charliére, um balão impulsionado por um gás recentemente descoberto, sete vezes mais leve que o ar - o hidrogênio.


Mas o que interessa mesmo é a perseverança de todos os homens, diz o dito popular: "quem fica parado é poste!". Graças a estes "malucos" - no bom sentido, hoje vivemos no maior conforto e com toda comodidade que imaginamos.
post Edynho Saez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e ai gostou? Como assim?