quinta-feira, novembro 12

PEDAÇOS - 30 ANOS


Dentro da Música Popular Brasileira, há álbuns que se tornaram fundamentais não só pela sua qualidade musical, ou pela beleza das suas canções, mas por ter sido lançado em um determinado momento histórico do país, e as suas canções fizeram parte da trilha sonora deste momento. “Pedaços”, da cantora Simone, é um desses álbuns. Lançado no ano de 1979, teve faixas que acompanharam a construção da história que se fazia naquele momento, tanto política como social. 1979 era o ano da consolidação da abertura política dentro da ditadura militar, que culminou com a Anistia, lei promulgada naquele ano, que possibilitou à volta dos exilados políticos.

Em 1978, o Ato Institucional número 5 (AI-5), teve o seu fim decretado pelo então presidente Ernesto Geisel, em seu último ano de mandato. Com o fim do AI-5, várias canções proibidas durante a ditadura puderam, finalmente, ser gravadas e lançadas, entre elas “Cálice” (Chico Buarque – Gilberto Gil). A MPB volta a ganhar uma força de conotação política que teve durante os festivais, no fim dos anos sessenta, pré-AI-5. Assim, os álbuns lançados no fim de 1978 e no ano de 1979, já mostram esta nova vitalidade contestatória da MPB. “Chico Buarque 1978”, de Chico Buarque ou “Álibi”, de Maria Bethânia, são exemplos desta nova tendência. “Pedaços” faz parte desses álbuns. Traz Simone, uma cantora com seis anos de carreira, que apesar de muito prestigiada pelos colegas da MPB, nos primeiros anos era pouco conhecida do grande público. Simone teve a sua primeira explosão popular quando gravou “O que Será?”, de Chico Buarque, para a trilha sonora do filme “Dona Flor e os Seus Dois Maridos”. Com “Pedaços” a cantora assume lugar de destaque na MPB, rumando à ascensão meteórica de uma carreira brilhante. “Pedaços” é um dos álbuns que, a partir de 1978, transformariam a nossa MPB em vozes femininas, tendo até os dias atuais, esta característica. por Jeocaz Lee-Meddi

A partir daí, Simone explodia em estadios e ginasios dentro e fora do país, sendo até goje a maior bilheteria já registrada de uma única cantora nacional. Fato: ginásio do Ibirapuera, foram 9 shows, 3 finais de semana com sua capacidade máxima em público, nada visto antes no país! fez o Estádio Cícero Pompeu - Morumbi, chorar e gritar seu nome num coro frenético de mais de 100 mil vozes. É aclamada por personalidades como Quince Jones, Placido Domingos, Jose Carreras, Julio Iglesias, Madonna, George Michael, Luis Miguel e tantos outros.

Pedaços sem dúvida alguma é um marco na história da nossa música, e ainda mais na carrerira da nossa eterna Cigarra.

Faixas:
1 Começar de Novo (Ivan Lins-Vitor Martins)
2 Sob Medida (Chico Buarque)
3 Povo da Raça Brasil (Milton Nascimento - Fernando Brant)
4 Condenados (Fátima Guedes)
5 Cordilheira (Sueli Costa - Paulo César Pinheiro)
6 Outra Vez (Isolda)
7 Vento Nordeste (Sueli Costa - Abel Silva)
8 Saindo de Mim (Dois Gumes) (Ivan Lins - Vítor Martins)
9 Tô Voltando (Maurício Tapajós - Paulo César Pinheiro)
10 Itamarandiba (Milton Nascimento - Fernando Brant)
11 Pedaço de Mim (Chico Buarque)


Ficha Técnica:
Pedaços 
Emi-Odeon
1979
Direção de produção: Renato Corrêa
Foto: Fernando Carvalho
Capa: Noguchi
Produtor Fonográfico: EMI-ODEON
Arranjos e Regências: Nelson Ayres e Gilson Peranzzetta
Guitarra: Alemão (Olmir Stocker)
Percussão: Chico Batera
Piano: Gilson Peranzzetta
Baixo Elétrico: Ivani Sabino
Violinos: Pareshi (Spala), Vidal, Walter Hack, Carlos Eduardo Hack, Lana, Francisco Perrotta, Piersanti, Luiz Carlos, Astrogildo, Marcelo Pompeu, Wilson Teodoro, Virgílio Arraes
Violas: Penteado, Nelson Macedo, Stephany, Nathércia
Cellos: Watson, Alceu de Almeida Reis, Iura, Bariola

post by EdynhoSaez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e ai gostou? Como assim?