quarta-feira, novembro 25

BAIANAS, SIMPATIA PERSONIFICADA!


Há quase 300 anos elas andam pelas ladeiras de Salvador vendendo acarajés, são as "deliciosas" baianas. Todas de branco comemoram hoje o dia da baiana do acarajé. Mesmo sendo a maioria delas adeptas do candomblé, vieram e lotaram a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, para agradecer mais um ano de luta e perseverança.

Também elas marcaram a abertura do calendário de festas da Bahia - e como tem festa!

Tive o prazer de conhecer uma das maiores mulheres, desculpe, maiores baianas de Salvador: Mãe Stella de Oxossi*. E também por lá - Axé Ilê Opó Afonjá, muitas outras senhoras! Como eu comi acarajé, rsrs. Mas na verdade minha maior honra foi ser agraciado por tal mulher! Nela eu sentí de verdade O Que Que A Bahia Tem!

Mas a Bahia também é música ( ahhh minha Cigarra / Simone), é cultura pura (Jorge Amado), em toda esquina, todo canto - são os jogadores de capoeira, são as baianas e acarajés. Dizem por aí que baiano não nasce, estréia! e pode ter certeza que é verdade. 

E falo por tietagem, falo por pura emoção, fui levado a Salvador por uma grande cara: Fernando Coelho - escritor, jornalista, empresário, e mais: AMIGO.

post EDYNHOSAEZ

*É a Iyalorixá do Candomblé uma das religiões afro-brasileiras. Foi iniciada por Mãe Senhora em 1939 e tomou posse como Iyalorixá do Ilê Axé Opó Afonjá por morte de Mãe Ondina de Oxalá. É a quinta sacerdotisa do Candomblé de São Gonçalo do Retiro, dirigindo o Opó Afonjá desde o dia 11 de junho de 1976. Em 2001 ganhou o prêmio jornalístico Estadão na condição de fomentadora de cultura.

Em 2009, ao completar setenta anos de iniciação no Candomblé, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia. É detentora da comenda Maria Quitéria (Prefeitura do Salvador), Ordem do Cavaleiro (Governo da Bahia) e da comenda do Ministério da Cultura.

Notabilizou-se por ser a primeira iyalorixá de um terreiro tradicional a combater o sincretismo religioso com a Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e ai gostou? Como assim?