"O álbum é feito de ilustres participações como Chico Buarque, Simone, Lenine, Fernanda Abreu, Toni Garrido, D. Ivone Lara, Lecy Brandão, Paulinho Moska, Ana Carolina, Alcione, entre outros grandes nomes da música brasileira.
Por se tratar de um projeto com alto teor educativo – a intenção do projeto é levar até os estudantes músicas que falem de grandes personagens e fatos do Brasil, aliando história, cultura e arte - parte da tiragem será doada para as Secretarias Estaduais de Educação através da Biblioteca Nacional, o lançado em Fevereiro de 2008, pela gravadora Biscoito Fino. Projeto de Mart’nália que tem sangue azul na aristocracia do samba, a começar pelo próprio nome, uma fusão dos nomes do pai, o fabuloso Martinho da Vila, e da mãe, Anália, uma excelente cantora, que, infelizmente, não conseguiu deixar a voz registrada em gravações. Somando tudo isso a um maravilhoso talento de cantora e uma capacidade extraordinária de tomar boas iniciativas, ei-la convocando alguns dos melhores cantores brasileiros para provar que o samba-enredo não é apenas uma música que deve ser preservada. É muito mais do que isso: é um instrumento valioso para que conheçamos melhor o nosso próprio país. Não acreditem, por favor, nessas teses muito comuns nos meios acadêmicos de que o enredo exaltando o Brasil e seus homens de destaque é produto de uma obrigação imposta pelo Estado Novo. Tais teses são frutos da ignorância dessa gente que nem conhece a história das escolas de samba e, provavelmente, nem do Estado Novo, pois a obrigação de abordar o Brasil no enredo partiu dos próprios sambistas, quando, em 1934, criaram a União das Escolas de Samba e introduziram tal dispositivo em seus estatutos (como se sabe, o Estado Novo foi implantado somente três anos depois, em novembro de 1937). Foi a maneira que os sambistas encontraram para diferenciar as escolas de samba dos ranchos, que abordavam a lua, as estrelas, o perfume das flores etc. em seus enredos. O fato é que, com a consolidação do samba-enredo, a partir da segunda metade da década de 1940, a música popular brasileira foi enriquecida com este gênero que nos deu as obras-primas reunidas neste CD. Aqui estão esplêndidos sambas-enredos de várias escolas e que foram lançados de 1949 a 1976. É uma deliciosa aula de samba e de História do Brasil e, ao mesmo tempo, uma advertência: por que não foi selecionado nenhum samba atual?"
post Edynho Saez
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e ai gostou? Como assim?