quarta-feira, abril 8

CEM CIGARROS , SEM CIGARROS

Nova Lei anti-tabagista.
A pior e mais séria das consequências da nova lei poderia ser resumida em uma só palavra: exclusão. Acredito sim que, primeiro deveria-se investir em prevenção e em tratamento para o dependente e só depois baixar esse tipo de lei. Os programas do Estado não tem condições, ou melhor, vagas para atendimento, e nos postos de súde as previsôes são incertas. Uma funcionária nos disse que tentou e não funcionou... Despreparo total. E as filas são de meses de espera, o que nos leva a fumarmos mais de raiva, impaciência etc.

Também me agride o fato de não estar fazendo nada ILEGAL, uma vez que os cigarros são vendidos em quaisquer ponto de café, bancas, tabacarias, etc etc etc. e uma vez comprando também estou pagando meus impostos, bastante questionável. O número de redução de espetáculos, de festivais e tantas outras coisas que não puderam renovar seus contratos de patrocínio devido a "caça as bruxas" feitas aos fabricantes de cigarros foi desastroso. Ninguém, acredito eu, começa ou pára de fumar através de merchandising desta natureza. A Marlboro patrocinava a fórmula 1 e nem por isso os pilotos eram fumantes! E os Carlton Jazz Festival? Free Dance Festival? E por aí vai...

Concordo que existem fumantes e bêbados inconvenientes, como também existem homens, mulheres, crianças, idosos sem a menor noção de educação! Vamos limitá-los a suas casas! A mais engraçada questão é a história do AR! Fala sério, nossas capitais são poluídas e sujas, com certeza não é a fumaça do cigarro que distroi a saúde do cidadão! Demagogia barata, discarada e ordinária. O cigarro faz mal a saúde? Querem moralizar? Lindo, mas não sigam os exemplos negativos dos norte americanos, eles já provaram que não funcionou bem por lá!
Mas o pior medo de toda esta história é: a ditadura nos privou de tantas coisas, colocavam-nos pra dormir cedo, não podíamos usar tenis imporatdos e mais uma centena de coisas absurdas! Mas e agora? Lei Seca??? Proíbido fumar??? Aqui em Florianópolis por exemplo, os bares e casas noturnas devem fechar suas portas a 1h da madrugada, ninguém mais entra depois deste horário! Ou seja, estamos num retrocesso tão violento que assusta, amedronta, e ainda a falta de percepção de todos nós.

Eu quero respeito, para poder respeitar os demais. Refaçam a lei, pensem na "base" da coisa toda, e aí sim podemos conversar!
EdynhoSaez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e ai gostou? Como assim?