terça-feira, fevereiro 24

Fantasia


"Fantasia é um género de arte que usa a magia e outras formas sobrenaturais como o elemento principal/primário de uma história. Este género é geralmente distinguido de Ficção Científica e horror pelo aspecto geral, atmosfera e pelos temas de cada autor individual, embora haja uma grande sobreposição entre os três (conhecidos no seu conjunto por Ficção especulativa). De modo geral, o termo fantasia cobre trabalhos de escritores, artistas e músicos, desde mitos e lendas até obras mais recentes, conhecidas por uma vasta audiência.
Como noutras formas de ficção especulativa, os acontecimentos e acções na literatura fantástica muitas vezes diferem daqueles possíveis na realidade. Em muitos casos, especialmente em trabalhos mais antigos, mas também em muitos modernos, isto é explicado por uma intervenção divina, mágica, ou de outras forças sobrenaturais. Noutros casos, mais frequentemente em trabalhos de História, na chamada High Fantasy, a história pode acontecer num mundo fantástico, que é completamente diferente do nosso, completado com leis distintas da natureza que permitem a magia."
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O maravilhoso da fantasia é nossa capacidade de torná-la realidade. Muito além das expectativas do ano novo, o carnaval cria uma ansiedade brutal, até a sua chegada os preparativos são intensos. Até por isso que é tão usada a expressão: rasgue a fantasia! O carnaval é com certeza a maior festa de libertação do mundo!

Ainda hoje é comum vermos pelas ruas grupos fantasiados, a escolha do tema é democrática, e todos participam da festa! E n apior das hipóteses: amor de carnaval é fantasia de papel crepon, desmancha mesmo antes de começar!

Vida e Carnaval

"Mandei fazer a minha fantasia
Alegoria de papel crepom
Que é pra você durante esses três dias
Me curtir todinho
E ao romper do som
Aprender na escola que é a rua
Ver a verdade nua
E não sair do tom
Pagar pra ver qual é
A barra de ser o que é
Ser pra você igual
Na vida e no carnaval
Meu negro tirei a máscara
Que até agora escondeu
Meu sentimento a mais rara
Das jóias que Deus me deu"
Elba Ramalho
post EdynhoSaez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e ai gostou? Como assim?