quinta-feira, fevereiro 19

Carnaval no Brasil

"Em finais do século XVIII, o entrudo era praticado por todo o país, consistindo em brincadeiras e folguedos que variavam conforme os locais e os grupos sociais envolvidos. As primeiras tentativas de civilizar a festa carnavalesca brasileira foram através da importação dos bailes e dos passeios mascarados parisienses, colocando o Entrudo Popular sob forte controle policial. A partir do ano de 1830, uma série de proibições vai se suceder na tentativa, sempre infrutífera, de acabar com a festa grosseira.
Em finais do século XIX, toda uma série e grupos carnavalescos ocupam as ruas do Rio de Janeiro, servindo de modelo para as diferentes folias. Nessa época, esses grupos eram chamados indiscriminadamente de cordões, ranchos ou blocos. Em 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música especificamente para o Carnaval, "Ô Abre Alas!". A música havia sido composta para o cordão Rosas de Ouro que desfilava pelas ruas do Rio de Janeiro durante o carnaval. Os foliões costumavam freqüentar os bailes fantasiados, usando máscaras e disfarces inspirados nos baile de máscaras parisienses. As fantasias mais tradicionais e usadas até hoje são as de Pierrot, Arlequim e Colombina, originárias da commedia ell'arte."
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Pelo Brasil:

Minha experiência é grande, rsrsrs, desde muito pequeno os bailes de caranaval no clube eram a minha maior diversão, aos 16 então... saimos da "matine" para os bailes noturnos, que saudades... Em 88 saí pela 1a vez em numa escola de samba no Rio de Janeiro, foi na Tradição, samba enredo puxado por Simone, foi muito bacana, melhor ainda na sequencia assistir ao desfile no camarote. No ano seguinte não paramos mais, fui para a EP Mangueira, Ilha do Gov, Estácio, e em São Paulo Peruche, Gavioes. O carnaval é mágico, é liberação é muito suor mesmo! Após estes anos de bagunça, comecei a vir para Floripa -SC, outro tipo de carnaval, mas com a mesma intensidade. Salvador uma única vez, para morrer de inveja de quem aguenta tudo aquilo! rsrsrs.


Mas o melhor mesmo de tudo isso é aproveitar e deixar rolar! Cuidado, o bicho tá solto, está aberta a temporada de festa!

imagens Google Images
post EdynhoSaez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e ai gostou? Como assim?