terça-feira, junho 10

Dia dos Namorados !?




O Dia dos Namorados, tratado em muitos países como Dia de São Valentim, é uma data comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, quando é comum a troca de cartões com mensagens românticas e presentes com simbolismo de mesmo intuito. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, já em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro.
Quem foi São Valentim
Durante o governo do imperador Caldeus II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Caldeu acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram-se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.
Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Quanta imaginação!!!!!

Hoje vivemos o “comercial” Dia dos Namorados! Muitos correm para não passarem mais este ano sozinhos, primeiro correm para arrumar parceiro (a), depois correm aos shopping center e lojas e gastam em presentes que muitas vezes serão com o tempo devolvidos ou esquecidos…
Resolvi escrever este texto por ter hoje encontrado um amigo e bastante triste revelou que não saberia o que fazer pois estava numa dificuldade financeira, ou seja: sem grana nenhuma. Daí confidenciei-lhe minha própria experiência, que este ano pela primeira vez também não poderia presentear quem eu amo como gostaria. Contei o que ouvi, um simples e direto: ‘não quero nada, não acredito em datas’. Poderia ter sido apenas por não gostar de comemorações, ou até pela nossa atual situação, mas a verdade é bem maior que essa. A verdade é que trocamos presentes sempre que podemos e que realmente sentimos a vontade e a surpresa. Quando olhamos alguma coisa que nos fazem lembrar do outro.
Com certeza dia 12 de Junho darei um beijo, um abraço e não diferente dos outros que dou todos os dias, apenas mais um para lembrar o quanto estou feliz em dividir, em ter alguém como você por perto!
Amo você, todos os dias do ano!

Edinho Saez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e ai gostou? Como assim?