segunda-feira, junho 8

Quem Escreveu a Bíblia?

Sempre questionei tudo que nos foi imposto na infância, principalmente os dogmas da igreja. Mas aí tive um incrível professor de história geral que entre suas explanações adorava exaltar as incríveis peripécias das épocas... vide a fantástica história do Imperador Romano Constantino I - (272 a 335 DC) - grego, pagão, adorador de Hércules, e seu Deus maior: Deus Sol Invicto. Com o crescente número de cristãos em roma, evitou o conflito organizando o Concílio de Nicéia, nada mais que se rendeu a bispos e aos interesses do império... leis aos homens foram impostas, mulheres foram mortas, adorção aos antigos deuses agora são profanos e mis pessoas são mortas. Que coisa mais perigosa é a fé que move o mundo. Que superação humana seria não termos religiões, o mundo se globalizaria em um ritmo maior, mais humano. As religiões são os maiores vilões dos homens... Onde há guerra há fanatismos religiosos apoiados e acalorados por igrejas. A Bíblia foi escrita sim por homens comuns, ela prega a morte ao adúltero,ao homossexualismo, ao filho que não obedece aos seus pais, enfim... a bíblia foi a constituição de uma era medieval, que não pod, e não cabe na verdade moderna. Seria Deus o maior de todos os carrascos? E como esses homens "escolhidos" por Deus receberam o chamado? Enfim, nada convence, mas os menores ainda precisam acreditar, e os maiores ainda precisam fazer o gado andar no pasto verde!

Sem querer hoje me depaarei com Sam Harris, quem não o conhece aí vai uma bo sugestão.


Sam Harris
A mensagem básica do Harris é de que apesar de existirem várias formas de obter conhecimento, aceitar mentiras ou dogmas religiosos apenas por serem emocionalmente agradáveis, não é algo saudável. Acredita que num contexto de um século XXIII com tecnologias militares de forças inimagináveis, continuar pregando fantasias religiosas constitue um sério perigo ao futuro da humanidade.
Enquanto destaca o que considera como um problema particular posto pelo
Islão, neste momento com respeito ao terrorismo internacional, Harris faz um criticismo direita a religião de todos os estilos. Vê a religião como um impedimento de perseguir maneiras progressivas à espiritualidade e a ética.
Um
ateísta por definição, Harris afirma que o termo não é necessário. Sua posição é que o ateísmo não é uma filosofia, talvez sim um método para a "destruição de ideias más". Reivindica que a religião é especialmente cheia de ideias más, chamando de "Um dos piores usos de inteligência inventados".
Sam Harris - (1967) é um escritor e filósofo americano.
post EdynhoSaez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e ai gostou? Como assim?