sexta-feira, junho 26

PARNTINS - BOIS E FESTA!

Boi Garantido Boi Caprichoso

Vai começar a maior e mais bela festa popular do Brasil!
Quem nunca ouviu falar ou apenas escutou breves referências ao Festival na grande mídia, deve achar que estou delirando ao dizer que é “a maior e mais bela do Brasil”. Primeiro é preciso a gente saber que a grande mídia não tem interesse em dar o destaque que o Festival de Parintins merece. A festa é feita por gente simples, gente da floresta; lá as estrelas globais não são as grandes atrações. O grande artista de Parintins é o povo de Parintins, que representa bem a cara, o som, alegria e a alma brasileiras... A grande mídia não gosta disso! E é por isso que a maioria dos brasileiros não sabe que a maior e mais bela festa do país começa hoje, numa ilha quase perdida no meio da floresta amazonica.

A musicalidade, as cores, a plasticidade, a iluminação, a poesia... Tudo em Parintins é belo. O talento dos artistas de lá já toma conta até de festas mais divulgadas (e mais queridas da mídia!) como os carnavais de Rio e São Paulo. As alegorias das grandes escolas de samba do sul, que em geral são os grandes investimentos e as grandes atrações nos desfiles, pouco a pouco estão sendo criadas e fabricadas pelos artistas parintinenses... Parintins exportando talento e beleza!

Mas, o Festival Folclórico de Parintins não é só belo. É também grandioso! São três dias de apresentações no bumbódromo (uma arena muito bem estruturada com capacidade para mais de 50 mil pessoas - e sempre lota!) e de muita movimentação na cidade. A ilha fica pequena para tanta gente, do Brasil e de todo o mundo, que quer ver a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso. Mas, o povo de Parintins mesmo passa o ano inteiro respirando a disputa e alimentando um amor desmedido pela sua cultura e pelo seu folclore.
Sou "festeiro" por natureza, sempre adorei carnaval - desde bem pequeno mesmo, saí em várias escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, fui uma únca vez a Salvador, mas nunca nada igual a minha ida a Parintins. O que é aquilo! Nada é mais bonito, puro de alma ou ainda mais rico em todo Brasil. Tudo que ví por lá foi alegria, festa, uma cidade aberta. Tudo por lá é Azul ou Vermelho, casas, unhas, cabelos, a cidade é festa. Toquei na Batucada do Garantido, sentí o coração do Boi Garantido bater forte, e desde então todos o anos nesta época me bate uma saudade tão grande quanto a festa!
post EdynhoSaez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e ai gostou? Como assim?