sexta-feira, agosto 29

Viva o Século 21! Tão perto, Tão longe


Telefonia...


Com certeza Graham Bell* não fazia idéia do que seu invento se tornaria ao longo dos anos, e mais ainda na velocidade que se desenvolveu a evolução das telecomunicações.
No início eram raros e caros, ligações eram feitas através de centrais telefonicas e muitas vezes demorava-se horas para completar um chamado.

Lembro bem que nos idos anos 70, nossa casa era uma das raras com aparelho telefonico em casa. Não era raro termos um vizinho pedindo permissão para usá-lo, muitas vezes os motivos eram, morte na familia, um casamento ou doença na familia. Ninguem usava um telefone para contar ou comentar o que havia visto na rua, numa loja, etc. Era para assuntos sérios. Nós e também nossos amigos do colégio tinhamos horários para o uso, e o tempo era curto. Sem contar o que custava uma ligação, e pior, o tempo para se conseguir uma linha de telefone fixo. O nosso aparelho era exatamente este postado ao lado! Pesado!!!

No final dos anos 70 e depois nos anos 80 os aparelhos sofreram uma aberração em matéria de designer, hehehe. Redondos, transparentes, com luzinhas, em formas de sapatos, longos, sem fio, etc. A verdade é que contínuavamos a ter cuidados com impulsos, e usar com responsabilidade. Nesta época era adolescente, marcávamos as saídas, e ninguém furava, todos os programas davam certo, tudo era resolvido na primeira conversa, detalhe, nossa turma era bem grande.
Tive meu primeiro celular em 1996, logo que foi lançado. Lembro que me custou R$3.000,00. A conta foi um choque! Mas nunca mais deixei de ter um. (o modelo era este pequeno aparelho ai ao lado!)

Vejo hoje a moçada, não conseguem mais marcar e cumprir um compromisso sem falar com a pessoa no mínimo 3 ou 4 vezes até o momento do encontro. Enquanto estão em casa os celulares quase que ligado tempo integral, todos viraram escravos da telefonia. Sem exagero. Eu também estava... andei me surpreendendo ao perceber que estava na rua sem meu celular. Foi um alívio, me achei tão mais tranquilo e livre! A verdade é sabermos a hora certa para desligá-lo.

Tudo bem que hoje em dia são bonitos, recebem e-mails..., tocam músicas, nos avisam saques feito nos caixas eletronicos do banco, nos dão hora certa, servem de despertador, enfim, é mais do que completo, tem tudo, faz tudo. Até me ajuda a dar desculpas quando não quero atender: "no momento o número chamado está fora de area de cobertura ou desligado!" Se quisesse ser achado estaria ligado... rsrs.

Ainda pouco estava com minhas irmãs, eu em Florianópolis, elas em Curitiba - cada uma na sua casa - e meu irmão em Barretos - interior de SP, todos online via internet. Além da conferencia e sem interrupções ou segunda linha chamando, a ligação era gratuíta! Viva A Graham Bell, Viva A Internet! Viva o século 21.

*Alexander Graham Bell (Edimburgo, 3 de Março de 1847Nova Escócia, 2 de Agosto de 1922) foi um cientista, inventor e fundador da companhia telefónica Bell. Historicamente é considerado o inventor do telefone, contudo existem indícios que apontam como legítimo inventor Antonio Meucci (então pode ser considerado o aperfeiçoador do telefone), fato este que foi reconhecido postumamente em 11 de junho de 2002 quando o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução No. 269, na qual se reconheceu como o inventor do telefone.
- Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

post Edynho Saez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e ai gostou? Como assim?